
Conheça os diferentes tipos de papel e qual a sua utilidade
Tem noção que existem diferentes tipos de papel para imprimir os seus projetos?
Alguma vez pediu a uma gráfica que imprimisse flyers ou cartazes e os mesmo não se pareciam com o que tinha imaginado? Sabe porque é que isso aconteceu? É simples! Porque muito provavelmente escolheu o tipo de papel errado.
Assim, tão importante como o desenvolvimento das artes gráficas para o seu projeto, é também a escolha do serviço de impressão e do tipo de papel.
Neste último ponto, a gráfica que escolher pode e deve ajudá-lo a fazer uma escolha mais acertada tendo em conta as suas necessidades.
Mas, hoje, vamos dar-lhe algumas noções básicas para que compreenda melhor os tipos de papel que existem e as suas principais características.
Tipos de papel: Quais as características mais importantes a considerar?
Tal como dissemos anteriormente, existem vários tipos de papel. E, os mesmos variam essencialmente tendo em conta as suas características base.
De forma a que possa perceber um pouco melhor as mesmas, explicamo-las de seguida.
1. Gramagem
A gramagem é somente o peso ou a espessura do papel, e pode variar entre as 50 e as 450g.
É importante ter em mente que esta características vai influenciar não só a opacidade do papel, como os custos da impressão.
2. Formato
O formato de uma folha é o tamanho que a mesma tem de acordo com o padrão ISO 216. Os formatos mais comuns variam entre o A0 e o A10.
E porque é que é importante ter em conta esta característica? É simples, porque o formato da impressão impacta não só o meio ambiente, como os custos da mesma.
3. Cor
Embora a maior parte dos projetos sejam impressos numa folha branca, a verdade é que pode escolher outro tipo de cores.
Contudo, isso apenas é aconselhável se for algo específico, pois o mais económico é a impressão em folha branca.
4. Textura
Embora a textura possa ser uma características das folhas de papel, é importante que a considere mais como um elemento de design decorativo.
Assim sendo, embora possa garantir uma impressão mais original, também tem o reverso da medalha. Na maior parte dos casos as texturas tornam os textos pouco nítidos. E, temos quase a certeza que não é isso que pretende.
Quais são os diferentes tipos de papel existentes?
Agora que já está a par das diferentes características dos papéis, damos-lhe a conhecer as principais tipologias.
1. IOR
Este é o tipo de papel mais comum, sendo utilizado frequentemente para impressões de grandes quantidades e com custos bastante mais reduzidos.
Se quer imprimir qualquer tipo de material que seja utilizado posteriormente com suporte para escrita, este é o tipo de papel a escolher.
2. Couché
Se procura uma impressão com um aspeto sofisticado, o papel couché é sem dúvida a escolha certa, uma vez que garante maior nitidez e precisão nas cores impressas.
O mesmo é comummente utilizado para impressão de cartões de visita, catálogos, fotografias…
A par disso, dentro deste tipo de papel pode pedir uma versão mate(silk) ou brilhante(gloss). No último caso é importante considerar que a leitura da informação pode ficar comprometida.
3. Papel adesivo
Este tipo de papel tem numa das suas faces uma superfície com cola. Assim, após a impressão pode ser utilizado de várias formas, nomeadamente:
- Personalização de brindes
- Confeção de etiquetas
- Divulgação de mensagens
- Criação de capas de livros
Enfim, a sua imaginação é o limite.
4. Papel químico
Alguma vez preencheu uma folha num livro de reclamações ou a declaração amigável? Em ambos os casos é utilizado o papel autocopiativo (ou papel químico).
Basicamente apenas tem de escrever na primeira folha que as restantes são automaticamente preenchidas.
5. Fine Paper
Este é um papel de luxo para produtos de gamas altas.
Os fine papers são de forma simples todos os tipos de papel que têm detalhes ou texturas especiais.
Contudo, é importante analisar para garantir que escolhe um papel que realmente se adeque às suas necessidades.
Agora já sabe quais são as principais características e tipologias de papel. Por isso, tenha estes pontos em consideração na hora de solicitar um serviço de impressão.