Conheça os diferentes tipos de papel e qual a sua utilidade

Conheça os diferentes tipos de papel e qual a sua utilidade

Tem noção que existem diferentes tipos de papel para imprimir os seus projetos?

Alguma vez pediu a uma gráfica que imprimisse flyers ou cartazes e os mesmo não se pareciam com o que tinha imaginado? Sabe porque é que isso aconteceu? É simples! Porque muito provavelmente escolheu o tipo de papel errado.

Assim, tão importante como o desenvolvimento das artes gráficas para o seu projeto, é também a escolha do serviço de impressão e do tipo de papel.

Neste último ponto, a gráfica que escolher pode e deve ajudá-lo a fazer uma escolha mais acertada tendo em conta as suas necessidades.

Mas, hoje, vamos dar-lhe algumas noções básicas para que compreenda melhor os tipos de papel que existem e as suas principais características.

 

Tipos de papel: Quais as características mais importantes a considerar?

Tal como dissemos anteriormente, existem vários tipos de papel. E, os mesmos variam essencialmente tendo em conta as suas características base.

De forma a que possa perceber um pouco melhor as mesmas, explicamo-las de seguida.

 

1. Gramagem

A gramagem é somente o peso ou a espessura do papel, e pode variar entre as 50 e as 450g.

É importante ter em mente que esta características vai influenciar não só a opacidade do papel, como os custos da impressão.

 

2. Formato

O formato de uma folha é o tamanho que a mesma tem de acordo com o padrão ISO 216. Os formatos mais comuns variam entre o A0 e o A10.

E porque é que é importante ter em conta esta característica? É simples, porque o formato da impressão impacta não só o meio ambiente, como os custos da mesma.

 

3. Cor

Embora a maior parte dos projetos sejam impressos numa folha branca, a verdade é que pode escolher outro tipo de cores.

Contudo, isso apenas é aconselhável se for algo específico, pois o mais económico é a impressão em folha branca.

 

4. Textura

Embora a textura possa ser uma características das folhas de papel, é importante que a considere mais como um elemento de design decorativo.

Assim sendo, embora possa garantir uma impressão mais original, também tem o reverso da medalha. Na maior parte dos casos as texturas tornam os textos pouco nítidos. E, temos quase a certeza que não é isso que pretende.

 



Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão as nossas dicas.



Quais são os diferentes tipos de papel existentes?

Agora que já está a par das diferentes características dos papéis, damos-lhe a conhecer as principais tipologias.

 

1. IOR

Este é o tipo de papel mais comum, sendo utilizado frequentemente para impressões de grandes quantidades e com custos bastante mais reduzidos.

Se quer imprimir qualquer tipo de material que seja utilizado posteriormente com suporte para escrita, este é o tipo de papel a escolher.

 

2. Couché

Se procura uma impressão com um aspeto sofisticado, o papel couché é sem dúvida a escolha certa, uma vez que garante maior nitidez e precisão nas cores impressas.

O mesmo é comummente utilizado para impressão de cartões de visita, catálogos, fotografias…

A par disso, dentro deste tipo de papel pode pedir uma versão mate(silk) ou brilhante(gloss). No último caso é importante considerar que a leitura da informação pode ficar comprometida.

 

3. Papel adesivo

Este tipo de papel tem numa das suas faces uma superfície com cola. Assim, após a impressão pode ser utilizado de várias formas, nomeadamente:

  • Personalização de brindes
  • Confeção de etiquetas
  • Divulgação de mensagens
  • Criação de capas de livros

Enfim, a sua imaginação é o limite.

 

4. Papel químico

Alguma vez preencheu uma folha num livro de reclamações ou a declaração amigável? Em ambos os casos é utilizado o papel autocopiativo (ou papel químico).

Basicamente apenas tem de escrever na primeira folha que as restantes são automaticamente preenchidas.

 

5. Fine Paper

Este é um papel de luxo para produtos de gamas altas.

Os fine papers são de forma simples todos os tipos de papel que têm detalhes ou texturas especiais.

Contudo, é importante analisar para garantir que escolhe um papel que realmente se adeque às suas necessidades.

 

Agora já sabe quais são as principais características e tipologias de papel. Por isso, tenha estes pontos em consideração na hora de solicitar um serviço de impressão.

Já descobriu as ofertas que temos para si?

Consulte esta página onde vai encontrar descontos nos nossos produtos - clique aqui.

diferentes tipos de papel, imagens de varios tipos de papel diferentes tipos de papel para imprimir, staples tipos de papel, tipos de folhas de papel, tipos de papel, tipos de papel e suas aplicações, tipos de papel e suas caracteristicas, tipos de papel existentes, tipos de papel nomes, tipos de papel para cartões, tipos de papel para convites, tipos de papel para flyers, tipos de papel para impressão, tipos de papel para trabalhos manuais, tipos de papel parental tipos de papel para trabalhos escolares, tipos de papel que existem, tipos de papel reciclado, varios tipos de papel


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Horário de Atendimento
Seg. a Sex.
9:00h - 13:00h
14:30h - 18:30h

+351 227 122 009