Marketing de Relacionamento o que é e como aplicar

Marketing de Relacionamento: o que é e como aplicar

 

Para muitas empresas o marketing de relacionamento é ainda um verdadeiro mistério.

No entanto, e de forma muito resumida, esta estratégia visa aumentar a notoriedade da marca, fidelização de clientes e criação de autoridade na sua área de atuação. Consequentemente, aumenta também o volume de vendas e o lucro do seu negócio.

São vários os meios e técnicas que vai precisar utilizar de forma a conseguir colocar esta estratégia em prática.

Mas, uma coisa lhe garantimos. Depois de ler toda a informação que lhe vamos prestar de seguida, vai ser muito mais simples passar do planeamento para a prática.

É importante ter em mente que este tipo de estratégia de marketing pode necessitar que fale com uma gráfica para dar seguimento à impressão de algumas formas de comunicação (como flyers ou brindes).

Mas, vamos explicar-lhe tudo de seguida.

 

Marketing de relacionamento: a estratégia para vender mais

Pense um pouco no seu dia! Quantas vezes ao fazer scroll no Facebook ou Instagram viu uma publicação de uma marca? Quantas vezes ao folhear o jornal ou revista não viu um anúncio publicitário? Quantas vezes a música no Youtube não parou para dar lugar a um anúncio?

Hoje em dia, enquanto consumidores somos bombardeados com publicidade e comunicação invasiva por parte das marcas!

Bem sabe

mos que todos os negócios querem vender mais e ser um sucesso. Mas será que este tipo de comunicação invasiva é realmente a melhor opção? A resposta correta é: Não!

Na verdade, hoje a jornada do consumidor é completamente diferente do que era há 10 anos atrás. Hoje não é a marca que deve ir ter com os potenciais clientes, mas sim o contrário.

Enquanto empresas, não devemos ser invasivos na forma como comunicamos. E, é aí que entra a necessidade do marketing de relacionamento.

O mesmo engloba várias estratégias de construção e disseminação da marca, prospeção e fidelização de clientes e criação de autoridade do mercado.

O objetivo passa essencialmente por fidelizar o consumidor à marca, tornando-o um embaixador da mesma.

E como é que isso se consegue? É muito mais simples do que pensa. Basta criar experiências que levem à satisfação real das necessidades do consumidor.

Pense numa marca que adora e que não troca por mais nenhuma! Já está? Agora pense nos motivos pelos quais gosta tanto dessa marca. Como foi a sua experiência de compra? Já alguma vez a recomendou a um familiar ou amigo?

Se a sua resposta foi sim, sabe porque é que o fez? Porque a marca em questão se esforçou para se relacionar consigo! E esse é o motivo pelo qual gosta tanto dela.

 

Para que serve e como aplicar esta estratégia de marketing?

Tal como dissemos anteriormente, o marketing de relacionamento não serve somente para aumentar as vendas ou fidelizar clientes. Serve essencialmente para criar fãs da marca.

Assim sendo, é essencial que perceba que esta é uma estratégia de marketing pensada e planeada com ações a longo prazo.

Porém não é só o cliente que vai beneficiar por ter um tratamento de exclusividade. A própria empresa pode aproveitar esse relacionamento para continuar a melhorar continuamente a sua oferta comercial e o atendimento ao cliente.

Quanto melhor for a relação do cliente com a sua empresa, maior será o valor percebido da solução que tem para lhe vender. Mas como fazer isso?

Bem, na verdade existem imensas formas de o fazer e, devido à abrangência do marketing digital e do acesso à Internet, qualquer empresa consegue fazer este investimento.

Assim, algumas das metodologias que pode utilizar para trabalhar o marketing de relacionamento são:

  • Inbound Marketing
  • Content Marketing (ou marketing de conteúdo)
  • Social Media marketing
  • Afilliate marketing
  • Email marketing
  • Oferta de brindes
  • Programas de fidelidade

Enfim, estas são apenas algumas das centenas de formas de implementar um plano de marketing que vise melhorar o relacionamento com o consumidor.

Mas, para que as perceba melhor, iremos falar de algumas delas de seguida.

 

Conhecer o público alvo é imprescindível

Este é um ponto que vamos partir do pressuposto que conhece, mas nunca é demais frisar! Ora bem, o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de relacionamento passa por conhecer o seu público alvo.

Afinal de contas como é que se pode relacionar com alguém que não conhece?

Comece então por criar as personas. Ou seja, crie um cliente ideal fictício. Perceba quais são as suas dores, quais as suas necessidades e o que é que ele quer realmente da sua empresa.

Depois de o mesmo estar desenvolvido, é muito mais simples adaptar a sua comunicação a esse público alvo. Assim que o fizer, irá começar a ter uma boa base de contactos para começar a desenvolver o seu marketing relacional.



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Considere que a sua base de contactos deve estar o mais atualizada possível. A par disso é essencial que analise e recolha dados com frequência.

Isso irá servir para perceber quem são os seus melhores clientes e quais os que compram com maior frequência. Dessa forma, poderá começar a estreitar o relacionamento.

E como é que o poderá fazer? Novamente a resposta é bastante simples! Através das estratégias digitais que enumeramos anteriormente.

Conheça-as um pouco melhor.

 

1. Email marketing

Quem diz que o email morreu está verdadeiramente enganado. O que morreu foi a forma pouco ética como as empresas utilizavam esta ferramenta.

Se antigamente muitos negócios compravam bases de dados para comunicar com consumidores que não tinham o mínimo interesse ou conhecimento do negócio, hoje em dia isso já não acontece.

Assim, existem inúmeras formas de utilizar o email a seu favor na melhoria do relacionamento com o cliente. Algumas são:

  • Criar uma relação de proximidade
  • Felicitar o cliente por datas importantes
  • Oferecer conteúdos relevantes e exclusivos
  • Oferecer promoções especiais, descontos, bónus, brindes…
  • Aferir a satisfação do cliente com a marca
  • Estimular o cross selling e o up selling

 

2. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade começam a ser cada vez mais utilizados como forma de melhorar o relacionamento e efetivamente fidelizar o cliente. Os mesmos são usados com frequência em companhias aéreas, bancos, restaurantes ou serviços de estética.

Os tipos mais comuns de programas incluem:

  • Oferecer uma parcela do serviço
  • Ao final de 10 refeições ganha 1 grátis
  • Acumular pontos que podem ser trocados por vouchers

No entanto, antes de começar a oferecer programas de fidelidade aos seus clientes, é importante que perceba quais são as vantagens que eles realmente acham interessantes.

 

3. Redes Sociais

Existem redes sociais que são extremamente interessantes para algumas áreas de negócio. Falamos claro está do Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Claro que nem todos os negócios devem estar presentes nesta redes sociais. Mas, estar presente em algumas é sem dúvida uma ferramenta de relacionamento a ter em consideração.

Além disso, as redes sociais são uma oportunidade de as empresas divulgarem uma mensagem em tempo real, para uma audiência cada vez maior.

A par disso, a comunicação ocorre de forma quase imediata e com repercussões a curto prazo.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados pois uma má gestão de redes sociais pode minar completamente a imagem da sua marca.

 

Vale a pena investir numa estratégia de marketing de relacionamento?

Independentemente da sua área de atuação ou do tamanho da sua empresa, a resposta é: SIM!

Pode e deve efetivamente investir numa estratégia de marketing de relacionamento.

Isso porque, a forma como faz o cliente sentir-se especial é a única forma nos dias de hoje de promover o seu negócio e ter sucesso.

É preciso ser-se criativo e destemido para avançar com uma campanha de relacionamento em todas as suas vertentes. Por isso, antes de avançar, o que lhe podemos dizer é que deve mesmo conhecer o seu cliente, pois caso contrário todos os seus esforços vão ser em vão.

Lembre-se que uma boa estratégia de marketing de relacionamento vai realizar desejos e esclarecer dúvidas. Mas, vai também mostrar ao cliente problemas e necessidades que ele não sabia sequer que tinha.

Ter uma receita recorrente de um cliente é meio caminho andado para o sucesso. Além disso, tenha em conta que o custo de aquisição de um novo cliente é 7 vezes superior ao custo de manutenção e fidelização de um cliente já existente.

Desse modo, o seu negócio só tem a ganhar em manter os clientes atuais fidelizados. E isso é sem sombra de dúvida algo que está ao seu alcance.

 

Agora que já sabe o que é o marketing de relacionamentos, como é que o mesmo funciona, 3 técnicas e estratégias que deve implementar e se vale ou não a pena fazê-lo, qual será o seu próprio passo?

 

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Até à próxima!

 

 

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Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

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