
Impressão de fotos: Guia Básico
Quem nunca tentou imprimir as fotografias que foi tirando ao longo das férias na impressora de casa? Quem nunca se arrependeu depois de tentar e foi à procura de um serviço de impressão de fotos?
A verdade é que parece que foi à uma eternidade que para podermos ver as fotografias tiradas com a máquina, tínhamos de ir até um fotógrafo para ele poder revelar as mesmas.
Hoje em dia, assim que o clique é disparado, a foto está à sua disposição para ser vista. Além disso, se usar uma polaroid a mesma está impressa e visível em pouco mais de 1 minuto.
Para os mais ousados existem já mini impressoras que se ligam ao smartphone e fazem a impressão na hora da fotografia.
Na verdade, existem realmente inúmeras opções para imprimir as suas fotos sem precisar de recorrer a uma gráfica online ou a uma loja especializada. E, de seguida iremos falar sobre isso.
Impressão de fotos: As formas mais simples de o fazer
Tal como dissemos anteriormente existem inúmeras formas de imprimir as suas fotografias. E, conhecer algumas delas é sem sombra de dúvida uma forma de ter uma salvaguarda no caso de algo não correr como planeado à primeira tentativa.
Perceba então quais as formas mais comuns para imprimir a sua fotografia digital.
1. Diretamente a partir da câmera
É importante frisar que apesar de ser uma excelente solução, nem todas as câmaras fotográficas permitem fazê-lo. É preciso que tanto a câmera como a impressora tenham o recurso PictBridge ativo.
Se tiverem o processo é extremamente simples e rápido. Só precisa de ligar a câmera diretamente à impressora e imprimir todas as imagens que quiser.
Para saber se a sua impressora possui o recurso PictBridge é preciso olhar para ela e verificar se o logo está presente numa das laterais.
2. Impressão com Bluetooth
A impressão com Bluetooth é também uma realidade dos nossos dias. E, a grande maioria das impressoras já permite a realização dessa conexão para dar seguimento à impressão.
É importante frisar que a maior parte das pessoas recorre a este tipo de impressão de forma a imprimir as imagens captadas com os smartphones de última geração.
Mas, algumas máquinas DSLR também se podem conectar por Bluetooth à impressora. No caso de a sua impressora não ter esta opção integrada, saiba de antemão que poderá comprar um adaptador (que é muito semelhante a uma pen USB).
3. Impressão através do cartão de memória
Outra opção também muito comum (principalmente quando opta por imprimir as suas fotografias nas máquinas de lojas (como a worten ou FNAC) é através do cartão de memória.
Basta inserir o mesmo na ranhura correta e pode depois selecionar manualmente todas as imagens que quer imprimir.
Além disso vai também poder escolher os tamanhos das fotos para impressão de acordo com a utilidade que lhes irá dar.
Por exemplo uma foto dita “tradicional” tem 10 x 15 cm. Contudo, se quer imprimir uma foto como se fosse um quadro, a opção mais comum é 30 x 45 cm.
Mas, neste último caso é especialmente importante ter cuidado com a resolução ideal para a impressão das fotos. A mesma deve ter 3600 x 5400 pixéis em 300ppi.
Estas são as 3 formas mais comuns de impressão de fotografias sem ter de as passar diretamente para o seu computador.
No entanto, podem haver situações em que as mesmas precisam ser editadas para que possam posteriormente ser impressas.
Independentemente da forma como imprimir as suas imagens, o mais importante é investir sempre em papel de fotografia para garantir que as mesmas têm efetivamente uma boa qualidade.